domingo, 17 de julho de 2011

A HISTÓRIA DA BRINQUEDOTECA


 Historicamente, a primeira idéia de Brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, para solucionar um problema causado pelo roubo de brinquedos de uma loja, pelas crianças de uma escola municipal. Criou-se, então um serviço de empréstimo de brinquedo ( Toy Libraries ) como um recurso comunitário, utilizado até os dias de hoje. ( CUNHA, 1998 ) A evolução deste serviço ocorreu com mais intensidade na década de sessenta, expandido-se para a Europa, mais especificamente para a Suécia, Inglaterra, Bélgica e França, não mais com a função de empréstimo exclusivamente, mas ligada à orientação de crianças excepcionais e ao estímulo à aprendizagem.(CUNHA, 1998).
Assim nascem mais duas outras funções da Brinquedoteca: a educacional e a terapêutica. Em 1976, realizou-se, em Londres, o Primeiro Congresso sobre o assunto e de acordo com CUNHA ( 1998 ), o trabalho iniciado com o empréstimo de brinquedos, tornava-se a cada dia mais abrangente. Já em 1987, no Congresso Internacional de Toy Libraries, no Canadá, questionou-se a adequação do nome Toy Libraries, visto que esta instituição já realizava outras funções, tais como apoio às famílias, orientação educacional, estímulo à socialização e resgate da cultura lúdica. (CUNHA, 1998 ).
No Brasil, em 1971, realizou-se no Centro de Habilitação da APAE, em São Paulo, uma exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e estudantes. O interesse pela exposição foi tão grande que a APAE criou um Setor de Recursos Pedagógicos para atender o público. ( FRIEDMANN, 1998 ) Isso nos leva a admitir que entre nós a brinquedoteca já surgiu com um papel educacional/terapêutico que parece estar sendo mantido, provavelmente em função do fraco apoio público e privado ao setor educacional.
Em 1973, a APAE implantou um Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, centralizando todos os brinquedos, com o que provocou maior utilização de todos os recursos existentes. Este espaço foi chamado de Ludoteca. (SANTOS,1995), nome formado pela junção de ludo, "jogo, divertimento, brincadeira" e teca, originalmente " cofre, estojo". O espaço com o nome de Brinquedoteca, surgiu, pela primeira vez em 1981, com a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola Indianópolis, em São Paulo, voltada para o ato de brincar, atendendo diretamente a criança. A partir daí, foram surgindo outras brinquedotecas, o que nos permite dizer que desde 1971 até hoje, vem crescendo no país a preocupação com a função do brinquedo.
Já em 1984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas, responsável pelo crescimento da preocupação com o brinquedo e com as brincadeiras por todo o Brasil.

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