domingo, 10 de julho de 2011

Pedagogia

Frase de Anísio Teixeira: 

“Democracia, essencialmente, é o modo de vida social em que cada indivíduo conta como uma pessoa” 

"Educar e crescer, é viver educação é assim, vida no sentido mais autêntico da palavra"

 


           


O educador propôs e executou medidas para democratizar o ensino brasileiro e defendeu a experiência do aluno como base do aprendizado

mensagem


mensagem de comenius

EDUCAÇÃO

"Como professor devo saber que sem a curiosidade que me move, que me inquita, me insere na busca, não aprendo nem ensino.... A construção ou a produção do conhecimento como objeto implica o exercício da curiosidade, sua capacidade crítica de tomar a distância do objeto, observá-lo, de delimitá-lo, de cindi-lo, de cercar o objeto ou fazer a aproximação metódica, sua capacidade de comparar e perguntar"
( Paulo Freire)

Pós graduação em neuropsicologia

A neuropsicologia ou neurociência cognitiva pode ser definida como a ciência que investiga a relação sistema nervoso, comportamento e cognição.
Suas raízes são milenares, mas foi apenas no século XIX que o paradigma materialista emergente propôs-se a explicar a origem da mente e sua relação com o corpo partir do conhecimento sobre o desenvolvimento filogenético e ontogenético. (PINHEIRO, 2005/2006, p.5).
Entre os profissionais interessados pela neuropsicologia, destacam-se os educadores cujo objeto de investigação é o processo ensino-aprendizagem.
Inicialmente, tal interesse estava relacionado à compreensão do não aprender da criança; dificuldades e distúrbios de aprendizagem eram entendidos como resultantes apenas de causas orgânicas e os alunos eram percebidos como doentes ou pacientes.
Esta teoria biológica (orgânica, física e/ou mental) foi posteriormente substituída pela ambiental (empírica), que admitia que a aprendizagem era sempre determinada pelos fatores do meio (estímulos adequados ou não, recebidos no âmbito familiar, escolar ou social maior).
Em ambos os casos, a crença reducionista biológica ou cultural levava o educador a aceitar a dissociação mente-corpo, defendendo a idéia de que a aprendizagem ocorria na mente da criança e que esta não tinha nada a ver com o seu corpo.




mensagem

Tudo eu posso naquele que me fortalece.
(filipenses 4-13)

mensagem bíblica