quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SER PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL É MUITO BOM



..O quebra-cabeça é um jogo que contém peças de diferentes tamanhos e formas. 
Cada uma delas tem uma função, uma razão de existir. É fundamental para a 
finalização do jogo que cada qual seja colocada no seu lugar. O jogo pode se tornar 
concomitantemente difícil e prazeroso, envolve regras, limites, tempo, confronto, ação, 
reflexão, desejo de jogar e prazer de vivenciar, experimentar, conhecer novas formas de 
se montar o quebra-cabeça. 
Se tomarmos o modelo do quebra-cabeça para pensar a formação do educador, 
poderemos afirmar que nesse processo tal quebra-cabeça jamais se completa, mas 
implica um continuo movimento de ensinar-aprendendo e aprender-ensinando. 
Por formação, estamos entendendo o processo de construção e promoção do 
conhecimento enquanto um sistema, retido pelo educador. E por educador, alguém 
que organiza, constrói e transmite tais conhecimentos, atuando junto com a criança 
no prazer da descoberta, cultivando O espírito da pesquisa e o desejo de conhecer o 
mundo. Conhecer é entrar em contato com o objeto do conhecimento e não apenas a 
obtenção de informações e o domínio de técnicas a respeito deste. Assim, educar é 
colocar em contato com e não apenas falar sobre. Ao educador não cabe dizer "faça 
como eu", mas "faça comigo", estimulando o diálogo do educando com o seu próprio 
pensamento e com sua própria cultura (M. CHAUÍ - 1980, p. 39). Vale dizer que este é 
o pressuposto básico do ato de educar e que será através dele que o presente trabalho 
se desenvolverá