domingo, 17 de julho de 2011

BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



          Na Brinquedoteca a criança vivencia diversas atividades lúdicas e, de acordo com Santos (1997) "a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento." Em outras palavras, a criança passa a se conhecer melhor, a dominar suas angústias e a representar o mundo exterior, usando para isso o brinquedo.
De acordo com os estudos de Huizinga, o jogo ou a brincadeira são atividades voluntárias e têm como características fundamentais o fato de ser livre, ter no faz-de-conta um forma de representação de um desejo ou realidade. Outra característica, segundo o autor, é o isolamento, a limitação, os jogos se processam e existem no interior de um campo e tempo previamente delimitado e determinado. Além disso, segue em uma certa ordem, a menor desobediência estraga o jogo. Portanto, brincar é coisa séria e deve ser tratada com responsabilidade. Brincar é fundamental, pois desperta a criatividade, o raciocínio, o significado de ganhar e perder, o convívio com outras crianças no mesmo grupo, e assim podem conhecer umas às outras e ao espaço.
Para que tudo isto ocorra, a criança necessita ter liberdade para realizar suas brincadeiras, usar sua criatividade para elaborar suas próprias regras, sendo verdadeiramente espontâneas. Caso contrário, estará reproduzindo a sabedoria dos adultos, incapaz de expressar suas próprias idéias. Neste ponto, a Brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, visto que é o espaço onde o brincar representa um fator importante no desenvolvimento infantil.

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