sábado, 2 de julho de 2016

PROJETO FOLCLORE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - CRECHE FAIXA ETÁRIA 1 A 4 ANOS 1. IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA Temática - Folclore brasileiro: conhecer, vivenciar e valorizar nossa cultura Nível de Ensino - Educação Infantil - Nível V Áreas envolvidas - Cultura, Linguagem, Matemática, Artes e Movimento Período de Execução - 05 dias 2. JUSTIFICATIVA Folclore pode ser entendido como um conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios, brinquedos, artesanatos, comidas, músicas, enfim, tudo que compõe a memória de um povo por gerações. Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo para compreender os acontecimentos do cotidiano. Reconhecer a importância cultural do folclore, sobretudo, o folclore brasileiro, é fundamental para preservação do patrimônio cultural da nossa gente, visto que representa a forma particular que temos de entender o que acontece. Nesse sentido, a escola ao proporcionar ao aluno o contato com esse patrimônio, os tornará conhecedor, criador e ou divulgador da cultura popular, o que vem contribuir para o fortalecimento da nossa memória cultural. Nessa perspectiva, realizar um trabalho sobre algumas manifestações culturais brasileiras, fundamentalmente, justifica-se pela busca da valorização das nossas tradições e pêlo desejo de que elas permaneçam no imaginário popular por muitas gerações. 3. OBJETIVOS 3.1 Objetivo Geral: Reconhecer a importância cultural do folclore brasileiro; 3.2 Objetivos Específicos: Valorizar os textos folclóricos considerando-os como patrimônio que merece ser preservado; Utilizar a leitura e a escrita, explorando a riqueza dos textos do nosso folclore; Trabalhar com a escrita numérica e resolução de problemas; Exercitar a fantasia, a imaginação e o corpo através da leitura de histórias, músicas e brincadeiras; Desenvolver o gosto por algumas formas de expressão artística, tais como: a música, a dança, o desenho e a pintura. 4. CONTEÚDOS O que é Folclore? Parlendas; Trava-línguas; Adivinhas; Cantigas de roda; Brincadeiras tradicionais; Lendas: Saci-pererê, Curupira, Iara e Lobisomem; 5. METODOLOGIAS Roda de conversas; Roda de histórias; Leitura e Interpretação oral e/ou escrita de textos; Escrita de letras, palavras e números; Resolução de problemas; Leitura de imagens; Dramatização; Músicas; Dança; Pintura; Desenho; Brincadeiras. 6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 1º DIA TEMAS: O QUE É FOLCLORE? O QUE SÃO PARLENDAS? 1º momento Roda de conversas sobre o que é folclore? Breve relato sobre o que são Parlendas; Exploração de cartaz com a parlenda do Macaco (macaco foi à feira...); Atividade na folha: interpretação da parlenda oralmente e por escrito. 2º momento Exploração de cartaz com a parlenda dos Números (um, dois, feijão com arroz...); Ler a parlenda sem falar os Números; ler mostrando os números com os dedos; Atividade na folha: trocar o número pela palavra e completar a parlenda; Extraclasse: completar a parlenda: cadê o toucinho? (substituindo desenhos por palavras). 2º DIA TEMAS: TRAVA- LÍNGUAS E LENDAS 1º momento Relato sobre trava-línguas; Exploração de cartaz com a música, trava-línguas, de Patati e Patatá; Brincar de repetir trava-línguas (recompensa para os que conseguirem repetir corretamente); Atividade na folha: ler e completar os trava-línguas substituindo os desenhos por palavras. 2º momento Explanação sobre lendas do folclore brasileiro; Questionamentos sobre o conhecimento de alguns personagens do nosso folclore; Roda de historia: com a leitura e interpretação oral da lenda da Iara; Atividade na folha: pintura da Iara com lápis de cor e colagem de elementos da natureza em volta da Iara; Extraclasse: completar o trava-língua substituindo desenhos por palavras. 3º DIA TEMAS DO DIA: ADIVINHAS E LENDAS 1º momento Relato sobre adivinhas; Brincar de O que é? O que é? (recompensa para quem responder corretamente); Atividade na folha: ligar cada adivinha à figura que é sua resposta; escrever a primeira letra de cada resposta (explorando as vogais). 2º momento Roda de história: com leitura e interpretação oral da Lenda do Curupira; Discutir sobre a necessidade de preservar as matas e os animais; Atividade na folha: responder uma adivinha sobre o Curupira e colorir a representação de sua imagem; Extraclasse: responder adivinhas desenhando as resposta. 4º DIA TEMA DO DIA: LENDAS 1º momento Roda de história: com leitura e exploração oral sobre a lenda do Lobisomem; Atividade na folha: fazer uma leitura de imagem para encontrar o lobisomem, escrever em cada círculo a letra inicial dos nomes dos desenhos que aparecem na imagem; escrever o nome de cada figura e colorir a cena; 2º momento Roda de história: com leitura e exploração oral da lenda do Saci-Pererê; Atividade na folha: leitura de imagem para encontrar os materiais escolares que o Saci escondeu no sítio; Atividade na folha: colorir o Saci pererê; Brincar de corrida do Saci: pular de uma perna só até o local marcado (recompensa aos vencedores). Extraclasse: escrever os nomes de dois personagens do folclore. 5º DIA TEMAS DO DIA: CANTIGAS DE RODA E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 1º momento Fazer uma explanação sobre Cantigas de Roda; Convidar os alunos a formar uma grande roda para cantar e dançar algumas cantigas de roda que eles conhecem: Caranguejo, Boi da cara preta, Terezinha de Jesus, Ciranda cirandinha; Cantar para os alunos a cantiga de roda: A linda Rosa juvenil; Cantar com os alunos a canção; Caracterizar as crianças e propor uma dramatização com os personagens da cantiga (Rosa, Bruxa, Mato, Tempo e Rei); Apresentar a dramatização no pátio, para as demais turmas da escola e fotografar a apresentação. 2º momento Questionar os alunos em relação as suas brincadeiras favoritas; Fazer um relato sobre alguns brinquedos e brincadeiras que existe já a muitas gerações (pião, peteca, ioiô, corda, boneca, entre outras); Atividade na folha: ler para e com os alunos versinhos sobre alguns tipos de brincadeiras e pedir para que eles destaquem na atividade a suas brincadeiras favoritas; Brincar com os alunos várias brincadeiras: Pula corda, Amarelinha, Corrida do saco, Passa corda, Dança da cadeira, entre outras; Coletar as impressões dos alunos sobre a temática e as atividades desenvolvidas na semana; 7. RECURSOS Papéis diversificados; Impressora; Lápis de cor; Cartazes; Cola; Tesoura; Textos folclóricos; Lápis hidrocor; Cordas; Sacos plásticos; Pirulitos e balas; Microfone; Caixa de som; Aparelho de som; CDs, entre outros. 8. AVALIAÇÃO Observar o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades que serão propostas; Coletar as impressões dos alunos sobre a temática estudada e registrá-las num pequeno relatório; Registrar as atividades desenvolvidas em fotografias. . 9. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA PARREIRA, Glaucia. Alfabetização Lúdica – Folclore. Vol. 4. Ciranda Cultural. Obervação: a maioria das atividades desenvolvidas (na folha) pode ser encontrada na bibliografia de referência acima.

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