quinta-feira, 1 de setembro de 2011
SER PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL É MUITO BOM
..O quebra-cabeça é um jogo que contém peças de diferentes tamanhos e formas.
Cada uma delas tem uma função, uma razão de existir. É fundamental para a
finalização do jogo que cada qual seja colocada no seu lugar. O jogo pode se tornar
concomitantemente difícil e prazeroso, envolve regras, limites, tempo, confronto, ação,
reflexão, desejo de jogar e prazer de vivenciar, experimentar, conhecer novas formas de
se montar o quebra-cabeça.
Se tomarmos o modelo do quebra-cabeça para pensar a formação do educador,
poderemos afirmar que nesse processo tal quebra-cabeça jamais se completa, mas
implica um continuo movimento de ensinar-aprendendo e aprender-ensinando.
Por formação, estamos entendendo o processo de construção e promoção do
conhecimento enquanto um sistema, retido pelo educador. E por educador, alguém
que organiza, constrói e transmite tais conhecimentos, atuando junto com a criança
no prazer da descoberta, cultivando O espírito da pesquisa e o desejo de conhecer o
mundo. Conhecer é entrar em contato com o objeto do conhecimento e não apenas a
obtenção de informações e o domínio de técnicas a respeito deste. Assim, educar é
colocar em contato com e não apenas falar sobre. Ao educador não cabe dizer "faça
como eu", mas "faça comigo", estimulando o diálogo do educando com o seu próprio
pensamento e com sua própria cultura (M. CHAUÍ - 1980, p. 39). Vale dizer que este é
o pressuposto básico do ato de educar e que será através dele que o presente trabalho
se desenvolverá
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário